Código de Confiança
O Grupo Smart se preocupa com a privacidade e com a proteção dos dados pessoais de seus clientes, colaboradores e parceiros, e está comprometido em garantir que esses valores sejam respeitados. Antes mesmo da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o Grupo Smart já cuidava das informações de seus pacientes com o máximo de atenção e zelo, por compreendermos a nossa responsabilidade com os dados que nos são confiados.
Nossa política define como os dados são protegidos nos processos de coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento, enriquecimento e eliminação, para além da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).
O Grupo Smart adota medidas técnicas, administrativas e organizacionais, no sentido de proteger os dados pessoais de seus clientes contra acessos não autorizados, ou situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou exposição indevida dessas informações.
Portal de Privacidade
Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, adotamos todos os procedimentos necessários para garantir a segurança e privacidade dos dados de nossos clientes. Confira abaixo a lista de Perguntas Frequentes e tire as suas dúvidas sobre o tema.
1. Por que precisam coletar os meus dados?
Coletamos apenas os dados mínimos necessários para que possamos garantir uma prestação de serviços adequada e que permita que você tenha acesso aos serviços diferenciados que ofertamos.
2. Como o Grupo Smart coleta os meus dados?
Os dados podem ser disponibilizados diretamente por você em nossos canais de atendimento, serem gerados em decorrência da prestação de serviços.
3. Quais dados são coletados ?
São coletados os seguintes dados pessoais, durante o atendimento telefônico que prestamos quando realizamos o agendamento de exames, a pré-abertura de sua ficha ou, durante o atendimento em nossas unidades:
• Nome completo
• Data de Nascimento
• Gênero
• Peso
• Altura
• Endereço
• Telefone para contato
• E-mail
• R.G
• C.P.F
• Dados do seu seguro saúde
• Dados de cartão de crédito (Apenas nos casos de pagamento particular)
4. Como o Smart utiliza os meus dados coletados?
Os dados que coletamos são necessários para, por exemplo, efetuar um adequado enquadramento dos padrões de referência dos exames que você realiza (dados como a sua data de nascimento e gênero), ou como seus dados de altura e peso, que também podem ser relevantes na complementação da avaliação de aspectos verificados em suas amostras ou imagens de exames.
No caso dos seus dados de endereço, utilizamos exclusivamente para agendamento da coleta de exames ou qualquer outra comunicação que se faça necessária.
É importante, ainda, que tenhamos formas mais ágeis de contato, como o número do seu telefone e o seu e-mail. Esses são os nossos canais mais frequentes de comunicação para acioná-lo referente a aspectos do seu agendamento, liberação dos resultados dos seus exames, ou quando precisarmos contatá-lo para solicitações ou esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Quanto aos seus documentos, como R.G e C.P.F, estes são dados que permitem a sua correta identificação, para evitar, por exemplo a incorreção de abertura de ficha no caso de homônimos, a emissão de nota fiscal de prestação de serviços ou mesmo para o faturamento dos serviços para a sua operadora de saúde.
5. O que é feito com os dados gerados a partir dos resultados dos meus exames?
A prestação de serviços que realizamos também gera dados, e tais dados pertencem a você.
Esses dados são os laudos que você realiza em nossas por meio do nosso serviço de atendimento móvel.
Os dados gerados, resultados da nossa prestação de serviço, são armazenados atrelados aos seus dados pessoais.
Assim, todos os exames que você realiza em nossos serviços irão compor o seu prontuário médico eletrônico.
A manutenção deste prontuário eletrônico é uma obrigação legal e regulatória, em atendimento à Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.821 de 2007 e artigo 6º da Lei 13.787/2018.
A manutenção desses dados também é relevante pois eles complementam um serviço que colocamos à sua disposição, que é o acompanhamento do seu laudo evolutivo.
6. O Smart trata os meus dados pessoais?
Sim, O Smart realiza atividades de tratamento de seus dados pessoais, com a estrita observância de todas as normas vigentes que regulam as nossas atividades, como prestadores de serviço da área da saúde, e com a adoção de procedimentos para a garantia de sua segurança e privacidade. Os Dados Pessoais que tratamos variam de acordo as finalidades de uso, inclusive as indicadas na nossa Política de Privacidade, e com as atividades que realizamos.
Contudo, é importante reforçar que não comercializamos seus dados pessoais.
7. O Smart compartilha os meus dados pessoais?
Os seus dados pessoais podem ser compartilhados apenas no contexto da prestação de serviços que nos propomos a realizar, ou nas situações em que, por força regulatória, ou para execução de contrato, tivermos que compartilhar.
Há compartilhamento dos seus dados, por exemplo, se houver obrigatoriedade de fazermos a notificação compulsória de diagnóstico de determinadas doenças, constantes na tabela que é definida pela Vigilância Sanitária.
No contexto de prestação de serviços, seus dados podem ser compartilhados com parceiros que realizam alguns dos exames que ofertamos em nosso portfólio, como, por exemplo, quando terceirizamos a realização dos exames por alguma questão técnica. Contudo, são compartilhadas apenas as informações essenciais para que o serviço seja prestado com a qualidade técnica com a qual nos comprometemos.
O compartilhamento também poderá ocorrer com a sua operadora de saúde, por força da execução de contrato para fins de faturamento, mas sempre limitaremos o envio dos dados que forem essenciais para esta finalidade.
Esse é o contexto em que realizamos o tratamento de seus dados pessoais. Caso necessite de um maior detalhamento de todo o seu histórico em nossos serviços, como a relação de todos os exames por você realizados, além dos demais dados que temos em nossos sistemas de cadastros, por gentileza nos informe, para que possamos realizar a busca das informações.
8. O que são cookies?
Os Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ou não ser adicionados no navegador do dispositivo. Estes arquivos possuem a capacidade de armazenar e reconhecer dados ajudando o usuário a lembrar suas preferências além de personalizar seu acesso.
Eles permitem ainda efetuar a coleta de dados relacionadas à navegação dependendo do tipo de dispositivo usado, das autorizações concedidas por você através das configurações de seu dispositivo e das funcionalidades utilizadas em cada aplicação. O Smart pode utilizar cookies próprios ou de terceiros em nossos Sites.
9. Como o Smart garante a segurança dos meus dados?
Tratamos com enorme cuidado e segurança todos os dados pessoais que trafegam no ambiente do Grupo. A organização estabelece processos e controles para prevenção, detecção e resposta a incidentes e proteção dos seus dados de acessos e usos não autorizados, garantindo assim a devida gestão dos riscos de segurança da informação.
Nós entendemos também que os dados devem ser protegidos independentemente da sua locação, seja em um parceiro de negócio, prestador de serviço ou mesmo em uma unidade de atendimento, desde o momento que ele é coletado, passando pelo processamento, transmissão, armazenamento, análise e seu total descarte.
Adicionalmente, adotamos medidas técnicas atualizadas de segurança, implementadas visando garantir a devida proteção contra eventuais perdas, divulgação indevida, alteração ou qualquer outra violação dos dados.
10. Posso solicitar a portabilidade dos meus dados armazenados no Smart para outro local?
A portabilidade dos dados é um direito assegurado pela Lei Geral de Proteção de Dados, contudo, cumpre informar que a transferência dos seus dados para outro prestador deverá ser precedida de uma validação prévia dos aspectos sistêmicos utilizados pelo prestador que será o receptor dos dados, de modo que haja eficácia nessa transferência. Ainda assim, no segmento da saúde, é importante considerar que os laboratórios podem utilizar diferentes metodologias na realização dos seus testes, de modo que a unificação dos dados possa gerar impacto no acompanhamento realizado. Quanto à exclusão dos dados após a portabilidade, devemos informar que deverá ser avaliada tal possibilidade à luz das normas regulatórias que regem o segmento da saúde.
11. Posso solicitar ao Smart a exclusão dos meus dados pessoais?
Sim, você pode apresentar uma requisição para a eliminação dos seus dados pessoais, inclusive para os tratamentos que estiverem sendo realizados após a obtenção do seu consentimento
Contudo, é importante ressaltar que a possibilidade de exclusão dos dados estará sujeita a avaliação das normativas legais e regulatórias que regem as atividades da área da saúde, e que, de modo geral, se aplicam à nossa prestação de serviços. Desse modo, o Smart pode preservar os seus dados pessoais por um período mínimo de tempo, para fins de auditoria, cumprimento de obrigações regulatórias, ou também pelo prazo necessário – conforme estabelecido pela base legal que justifique a retenção dos dados.